menu

Santarém HotelSantarém Hotel

Santarém Hotel

Santarém: História


Santarém, cidade, concelho e distrito, caracteriza-se por múltiplos factores históricos de ordem cultural, religiosa, económica e social.


Na cidade, que se deve conhecer a pé, destacam-se os Templos construídos entre os séculos XIII e XV, que lhe conferem o epíteto de “Capital do Gótico” português, e a visita ao Jardim das Portas do Sol, com o seu novo Centro de Interpretação “Urbi Scallabis”. Nele se antecipa ou complementa a interpretação da paisagem cultural escalabitana ao longo de várias épocas históricas.

 

O Rio Tejo, que “beija” toda a Cidade


Apesar de a podermos considerar uma cidade moderna, onde se destaca o fulcral Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, Santarém não deixa de “teimar” nas suas tradições enraizadas há séculos como são exemplo as suas festas e mercados tradicionais e a sua Praça de Touros. O Rio Tejo, que “beija” toda a Cidade com a sua margem esquerda, alberga algumas das sobreviventes Aldeias Avieiras, ricas de tradições.



No Concelho,  temos a Sul a linda e imensa paisagem do rio Tejo e os campos férteis da Lezíria, marcada por extensos vinhedos alinhados geometricamente;  para Norte, já no Bairro, são os olivais que preenchem a paisagem. Continuando a subir até aos limites do Concelho, depara-se-nos o manto florestal que é o prenúncio da paisagem carsa. Dominam os grandes maciços calcários do Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros que, com os seus algares, grutas ou pequenos recantos, deslumbram quem procura momentos de evasão em pleno contacto com a Natureza.  


Por fim, tanto no Concelho como no Distrito, os eventos ligados a essa trilogia ribatejana única do Cavalo, do Toiro e do Campino, ou aos sabores ancestrais que provêm da terra e do rio, confirmam o protagonismo de Santarém, a sua personalidade autêntica, e completam um cenário onde o uso activo da mente e do corpo dão qualidade ao lazer.


Conheça os eventos desta região!


GuestCentric - Hotel website & booking technology