menu

Santarém HotelSantarém Hotel

Santarém Hotel

Natureza


Gruta do Algar da Pena



Como consequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Santarém, a Gruta do Algar da Pena é candidata às 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

A Gruta do Algar do Pena está situada no carso profundo do Parque Natural da Serra D’Aires e Candeeiros, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém e permite observar a natureza num esplendor único.

Esta Maravilha da Natureza foi acidentalmente descoberta em 1983, durante uma operação de extracção de pedra, tendo actualmente a maior cavidade sala conhecida no País. É composta por um poço vertical de 35 metros (algar) que conduz a uma sala gigantesca de 105 mil metros cúbicos.

No local está instalado o Centro de Interpretação Subterrâneo, um dos melhores locais para compreender os segredos das grutas, dos mecanismos de circulação subterrânea das águas e dos perigos a que este ambiente está sujeito.

No seu interior, a vista expande-se numa vasta paisagem subterrânea de formas tão variadas quanto invulgares, através da enorme profusão de concreções – estalactites e estalagmites.




GuestCentric - Hotel website & booking technology